loading

Euro2012: Seleção das «quinas» está num grupo com três campeões

A Alemanha e a Holanda estiveram em “grande” nas duas últimas grandes competições futebolísticas (Euro2008 e Mundial2010), sendo apenas travadas pela campeã Espanha, enquanto a Dinamarca superou Portugal nas duas últimas qualificações.

Euro2012: Seleção das «quinas» está num grupo com três campeões

A equipa das “quinas” não foi, assim, propriamente feliz no sorteio de Kiev, “acampando” no já apelidado “Grupo da Morte”, com três adversários que, ao contrário da formação lusa, já ganharam a competição.

A Alemanha é “apenas” a seleção com mais títulos europeus, contabilizando três (1972, 1980 e 1996), em seis finais, enquanto a Holanda venceu em 1988 e a Dinamarca em 1992, depois de ser repescada.

Os germânicos são igualmente os vicecampeões europeus em título, tendo perdido a final do Euro2008 - depois de afastarem Portugal nos “quartos” (3-2) – para a Espanha (1-0), que voltaria a ser carrasca dos alemães no Mundial de 2010, no caso nas meias-finais (1-0).

A Espanha é igualmente a culpada pelo facto de a Holanda não ser hoje a detentora do título mundial: depois de, entre outras, ter feito cair o Brasil, a equipa “laranja” chegou à final, caindo apenas no prolongamento, por culpa de um golo do catalão Andrés Iniesta.

Os alemães e os holandeses brilharam nas últimas grandes competições e também estiveram em “grande” na fase de apuramento para o Euro2012.

A formação comandada por Joachim Löw foi a melhor de todas, com 10 vitórias em 10 jogos e uns esclarecedores 34-7 em golos, no Grupo A, enquanto a Holanda só falhou o pleno no último jogo do Grupo E (2-3 na Suécia), numa altura em que já havia garantido o apuramento para a fase final.

Portugal terá, assim, pela frente duas das melhores seleções da atualidade, sendo que a Dinamarca também não será um adversário fácil.

Os “vikings” já não têm “super” jogadores, como Michael Laudrup, Soren Lerby ou o “gigante” ex-“leão” Peter Schmeichel, mas mostraram na qualificação o quanto podem ser incómodos, tendo atirado Portugal para o “play-off”.

Ainda assim, a Dinamarca é, claramente, o “outsider” de um agrupamento que se jogará na Ucrânia e cruzará com o bem mais frágil Grupo A (Polónia, Grécia, Rússia e República Checa): o apuramento... será quase para as meias-finais.

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Até onde chega Portugal no Europeu 2024?