loading

"Sporting eleva fasquia. Tenho dúvidas que FC Porto fizesse, ou Benfica ao contrário"

Apesar de ter conquistado o título de campeão nacional, o Sporting não conseguiu fechar a temporada com a tão desejada dobradinha, ao perder para o FC Porto na final da Taça de Portugal.

"Sporting eleva fasquia. Tenho dúvidas que FC Porto fizesse, ou Benfica ao contrário"
Sport TV

"Esta guarda de honra que o Sporting fez, tendo perdido, dá boas indicações para o futuro", elogiou o ex-jogador Pedro Henriques.

Após uma campanha vitoriosa que garantiu o título de campeão nacional, o Sporting aspirava alcançar um feito que escapava de Alvalade há 20 anos.

Contudo, a ambição leonina foi frustrada pelos azuis e brancos, que triunfaram no Estádio Nacional do Jamor e levaram o troféu da Prova Rainha para o seu museu.

A preparação para a final foi marcada por um clima de alta tensão, exacerbado por declarações de Frederico Varandas, presidente do Sporting, que desafiou a sua equipa comandada por Rúben Amorim a "rebentar" com o FC Porto.

Durante um jantar de comemoração do título de campeão nacional, Varandas incentivou os jogadores sportinguistas a darem tudo para vencer a final, numa mensagem que não passou despercebida nos corredores do Dragão.

"Guarda de honra quando ganhas é fácil. Toda a gente faz"

No campo, no entanto, foi a equipa portista que se mostrou superior, assegurando a vitória e o troféu. O FC Porto celebrou efusivamente, enquanto o Sporting, apesar da derrota, protagonizou um gesto raro e louvável de desportivismo.

Após o apito final, os campeões nacionais fizeram uma guarda de honra ao eterno rival, um ato que surpreendeu muitos e foi amplamente elogiado.

Pedro Henriques, antigo jogador e agora comentador desportivo, destacou a importância deste gesto, contudo sublinhou que é fácil fazer guarda de honra quando se vence, mas é raro vê-la por parte de um clube derrotado, especialmente em contextos de rivalidade tão acirrada.

"Guarda de honra quando ganhas é fácil. Toda a gente faz. Um clube grande, em Portugal, fazer guarda de honra depois de ter perdido ao vencedor…", começou por afirmar o antigo jogador português.

"A guarda de honra que o Sporting, derrotado, fez ao FC Porto. O Sporting, mais uma vez, eleva a fasquia", elogiou Henriques.

Em declarações na Sport TV, Pedro Henriques levantou ainda dúvidas sobre se clubes como FC Porto ou Benfica tomariam a mesma atitude que os leões se estivessem numa posição semelhante.

"Tenho dúvidas que isso vá acontecer, ou que o FC Porto fizesse, ou que o Benfica fizesse ao contrário", afirmou, acreditando que o gesto do Sporting poderá servir de exemplo para o futuro do futebol em Portugal.

A atitude do Sporting foi um sinal positivo e um indicativo de um possível novo padrão de comportamento desportivo no país. Henriques acredita que este tipo de gesto pode dar boas indicações para o futuro, promovendo um ambiente de maior respeito e desportivismo entre os clubes.

"Esta guarda de honra que o Sporting fez ao FC Porto, tendo perdido, dá boas indicações para o futuro", rematou o antigo jogador, citado pelo jornal 'Bancada.pt'.

De destacar ainda que, no final do jogo, e já depois do FC Porto ter retribuído o gesto dos leões, as câmaras captaram um momento de cordialidade entre os treinadores das duas equipas.

Sérgio Conceição, técnico do FC Porto, abraçou Rúben Amorim, treinador do Sporting, num gesto que simbolizou o respeito mútuo e a camaradagem, mesmo após uma competição acirrada.

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Até onde chega Portugal no Europeu 2024?