loading

Mundial-1934: Itália aproveitou ausências e "imitou" Uruguai

Numa época conturbada em termos políticos, a Itália tirou partido das muitas ausências, nomeadamente do campeão em título Uruguai, para conquistar, em casa, a segunda edição do Mundial de futebol, disputada em 1934.

Mundial-1934: Itália aproveitou ausências e "imitou" Uruguai

Os transalpinos aproveitaram a competição, sempre a eliminar, para exaltar o regime de Mussolini e, em resposta, muitas seleções faltaram à chamada e outros não levaram os seus melhores jogadores, nomeadamente o Brasil e a Argentina.

“Sem” os sul-americanos, os europeus dominaram por completo a prova, monopolizando os quartos de final, com a seleção anfitriã a chegar ao título, mas com dificuldades, já que, após uma goleada a abrir, somou um empate e três vitórias tangenciais.

Raymundo Orsi e Luís Monti, dois jogadores de origem argentina, Angelo Schiavio, autor do golo decisivo, Giuseppe Meazza, o melhor jogador italiano de sempre, e o guarda-redes Giampiero Combi foram as principais "estrelas" dos transalpinos.

O “onze” de Vittorio Pozzo começou por golear os Estados Unidos (7-1), com três golos de Schiavio, dois de Orsi, um de Giovanni Ferrari e outro de Meazza, mas as facilidades terminaram ai.

A Itália foi obrigada a um jogo de desempate, nos quartos de final, para se desembaraçar da Espanha (1-0, com um golo de Meazza), depois de um empate a um, e, nas meias-finais, também só venceu a Áustria por 1-0 (marcou Enrique Guaita).

Na final, Schiavio decidiu no prolongamento, aos 95 minutos, que os italianos alcançaram graças a um tento de Orsi, aos 81 minutos, depois de Antonin Puc ter silenciado Roma, ao colocar a Checoslováquia na frente do marcador, já aos 76.

Os checoslovacos, liderados por Oldrich Nejedly, melhor marcador da prova, com cinco golos - três dos quais nas meias-finais -, tiveram de contentar-se com o segundo lugar, após uma excelente campanha, em que bateram consecutivamente Roménia (2-1), Suíça (3-2) e Alemanha (3-1).

A prova foi dominada por completo pelos europeus, com as equipas "forasteiras" a ficaram-se pelo jogo de estreia, a denominada fase preliminar: o Egito foi afastado pela Hungria (2-4), o Brasil pela Espanha (1-3), a Argentina pela Suécia (2-3) e os Estados Unidos pela Itália (1-7).

Com 10 estreantes, o Mundial de 1934 foi a eliminar do início ao fim, com os jogos a contemplarem prolongamento e segundo jogo, no caso de haver igualdade ao fim dos 120 minutos, o que só sucedeu no embate dos “quartos” entre italianos e espanhóis.

Entre 27 de maio e 10 de junho, nas cidades de Roma, Florença, Milão, Bolonha, Nápoles, Turim, Génova e Trieste, realizaram-se 17 encontros, que renderam 70 golos (média de 4,11 por jogo), tantos quantos os registados em 1930.

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Até onde chega Portugal no Europeu 2024?